Publicado em 24 de maio de 2019
Nesta semana as crianças da Escola MOV realizaram uma atividade interdisciplinar. Pensando nas possibilidades de interação entre os componentes curriculares de língua portuguesa, matemática e história, os estudantes trabalharam a questão da alimentação indígena e os patrimônios imateriais. Eles utilizaram a resolução de problemas e cultura maker – uma extensão da cultura “Faça Você Mesmo”, que incentiva a produção prática e manual de projetos de forma autônoma por pessoas comuns.
Os professores, junto dos estudantes, arquitetaram e equiparam um ateliê com fogão e utensílios de cozinha e levaram alguns ingredientes como goma, sal, queijo, leite de coco, frutas, ovos, manteiga entre outros. Uma aula lúdica e interativa onde exploraram os conhecimentos adquiridos em cada disciplina.
Em história, as crianças aprenderam um pouco sobre a herança histórica indígena: seus costumes, rituais, hábitos e culinária; em língua portuguesa, elaboraram textos instrucionais para auxiliar na preparação da tapioca (comida típica dos índios); e em matemática colocaram em prática o que aprenderam com as quatro operações básicas em medidas e proporções, realizando anotações no decorrer do processo de preparo da comida ao mesmo tempo em que era abordado a questão da segurança alimentar.
A atividade foi realizada em três etapas;
Além dos textos instrucionais e das tapiocas, eles produzirão um vídeo sobre alimentação indígena e patrimônio imaterial.
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