Publicado em 16 de maio de 2019

Projeto Vida é apresentado em encontro Nacional de ensino e interdisciplinaridade

O Projeto Vida, desenvolvido com estudantes da Escola Lápis de Cor e da Escola MOV, foi destaque no III Enacei – Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, realizado neste ano na cidade de Mossoró/RN.  O encontro pauta a perspectiva da elaboração do currículo interdisciplinar na escola por meio de saberes, cultura e ciência.

O trabalho foi aprovado pela banca organizadora do Encontro e apresentado pelas professoras Ana Glória Bezerra e Fernanda Heloísa Cruz, que desenvolvem o projeto com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, sob a supervisão e orientação da professora e assessora pedagógica Rozicleide Bezerra de Carvalho.

Através do Projeto Vida, a escola busca instigar a criança para a resolução de problemas em todas as áreas do conhecimento nos aspectos individual, coletivo e produtivo da criança, utilizando a experiência de vida do estudante.  A ideia é transformar os estudantes em adultos críticos, reflexivos e solidários, que utilizam a ciência e o pensamento estratégico como via para melhorar a vida das pessoas.

As crianças que participam do Projeto desenvolvem soluções para impasses sociocientíficos na escola e na sociedade, através de observação, discussões e execução das ideias.

As oficinas funcionam em dois dias da semana, no contraturno das aulas. As crianças começam em um  momento de alongamento (para relaxar o corpo e a mente), depois participam de um direcionamento em grupo para que possam realizar de maneira autônoma as atividades planejadas e, por fim, ficam livres para brincar e se divertir.

Dentre os trabalhos idealizados e executados através do Projeto Vida, destaca-se a construção de uma cisterna; lixeira ecológica; revitalização do Bosque das Mangueiras (área pública nas redondezas na escola); e programação de uma rádio escolar utilizando materiais recicláveis.

Sobre o Enacei

O evento tem como propósito constituir-se como espaço de discussões e debates para pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação, professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam a atuação docente na escola. As atividades do Enacei pretendem servir como espaço de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras com foco em reflexões e experiências interdisciplinares, aproximando pesquisadores de diversas matizes teóricas.