Avaliação

Diferentes instrumentos avaliativos são considerados na Escola MOV. A avaliação é formativa, processual e contínua, sendo os estudantes avaliados quantitativo-qualitativamente, considerando-se os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais contemplam em seus conteúdos, não apenas aqueles que dizem respeito aos conhecimentos desenvolvidos na sala de aula (conteúdos do aprendizado), mas também os conteúdos procedimentais (habilidades) e os conteúdos atitudinais (posturas e valores). É importante que a aprendizagem seja significativa para o aluno, que os conteúdos sejam trabalhados de forma mais contextualizada, ampla, superando a fragmentação dos conhecimentos e introduzindo um trabalho de modo interdisciplinar.

Em cada ateliê são expostos em murais os planejamentos e os parâmetros de avaliação para que os estudantes desenvolvam a consciência sobre o que precisam aprender por trimestre. Na MOV, estudantes e famílias sabem, por exemplo, aonde estão os 2,0 pontos caso a avaliação quantitativa tenha tido o valor 8,0, pois o relatório mediante os parâmetros deixam bem claros quais objetivos se conseguiu alcançar e quais estão em processo.