Ateliê de Ciências Humanas

O Ateliê de Ciências Humanas é um espaço onde se trabalham os objetos de conhecimento dos componentes curriculares Geografia e História, porém vai muito mais além de ser um lugar reservado para se “dar” aula.

É fundamental entendermos que o ambiente é preparado para que seja móvel, adaptável e dinâmico a depender da abordagem adotada.

Não há reprodução do conteúdo, mas sim um favorecimento para que os objetos de conhecimento possam ser apropriados pelos alunos e os mesmos sejam protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem.

A lousa pode ser em qualquer dos cantos do ateliê, e a configuração dos objetos também auxiliam nesse processo. Há um acervo de livros e revistas que fazem relação direta com os componentes e que podem ser consultados sem a necessidadede de um descolamento considerável.

Outro ponto que faz muita diferença são os mapas e as representações cartográficas que enriquecem as discussões e auxiliam nodesenvolvimento das noções espaciais.

Por fim, destaco ainda os objetos, que também são acessíveis, de variadas
culturas, onde os estudantes podem ter contato direto e não apenas visualizar via representação, mas sim de forma material ao alcance de suas mãos.