Ateliê de Linguagens

Nas aulas de Língua Portuguesa a versatilidade do Ateliê contribui para que haja a reformulação do espaço de acordo com a natureza do encontro formativo. Em aulas expositivas, adequadas à aquisição de conhecimentos teóricos novos, é possível dispor os participantes de maneira que todos possam ver o quadro em que há algo escrito ou o que está projetado nele. Em situações em que a interação oral seja mais constante, a exemplo de aulas dialogadas, é possível formar grandes círculos, de modo que todos possam se ver, ou em pequenos círculos para conversação entre pequenos grupos durante atividades colaborativas.

A presença de sofás e de puffs é muito bem vinda quando se faz necessário um momento de leitura mais fruitiva e confere liberdade para que cada aluno encontre seu lugar de conforto.

Os armários e as estantes com livros dentro do Ateliê permitem que tenhamos materiais didáticos e literários sempre próximos para atividades de coleta de dados ou para reformulação da aula, se necessário. Também há bastante espaço para exposição de trabalhos, o que permite externar a valorização que damos ao fazer discente.

A amplidão do ateliê possibilita maior liberdade de movimento para professores e alunos. Além disso, é possível transformá-lo em laboratório ou em palco em questão de minutos.