Mais do que aprendizado, conhecimentos para mover o mundo.

Aprender a Aprender

Percebemos os estudantes respeitando sua identidade e diversidade, de modo a ter diferentes olhares para atendê-los conforme suas necessidades de aprendizagem. Na Mov a aprendizagem é orientada a partir do contexto de vivência dos estudantes, desde o nacional ao internacional, com base nos documentos oficiais vigentes do nosso país.

Com o ensino focado na aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos, desenvolvemos uma proposta para que cada estudante tenha consciência do seu espaço no mundo. Para atender a essas prerrogativas de forma plena, se faz necessário que a escola seja semi-integral ou integral, com carga horária estendida – mais horas/aulas do que o previsto em uma escola que não tenha carga horária estendida determinada pelo Ministério da Educação e da Cultura – MEC.

A Escola MOV compreende que o currículo deve ir além, respeitando-se a diversidade local, ampliando para a internacional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dialoga de maneira interdisciplinar e transdisciplinar com a parte diversificada, o que faz dela um currículo dinâmico e flexível. Há tempo para estudo e para o ócio produtivo.

A Escola Mov entende que os aspectos cognitivo, estético, ético, artístico, afetivo e emocional se integram na vida de qualquer indivíduo.

A parceria com a família se constitui também como um dos nossos diferenciais que tem como objetivo a formação humana integral dos estudantes.

Ensinar como se aprende

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção”. (Paulo Freire).

Na Escola Mov o estudante é protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, mas se relaciona com o professor, em situações de partilha, de modo que ambos aprendem, ensinam e se desenvolvem. Nesse processo, as experiências pessoais são consideradas e servem como orientadoras das atividades docentes.

Diferentes estratégias didático-pedagógicas são vias para que os estudantes possam desenvolver o protagonismo. Dentre elas, pode-se citar a resolução de problemas em todas as áreas do conhecimento: que da ênfase a perspectiva da Resolução de Problemas, permitindo aos estudantes identificar situações-problema em diferentes contextos, interpretá-las, explica-las, propor perguntas e hipóteses, elaborar estratégias de soluções considerando a sustentabilidade e saber mobilizar esses conhecimentos para atuar na sociedade na qual está incluído.

Metacognição

Considerar a Metacognição como estratégia didático-pedagógica para permitir que os estudantes aprendam e se desenvolvam, é viabilizar que eles tenham consciência do seu processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo o que aprenderam, como aprenderam e saberem elaborar estratégias para aprender continuamente sozinhos – é aprender a aprender, ou seja, é ter consciência da sua cognição.

Essa perspectiva se expressa nos diferentes espaços de aprendizagem escolar e extraescolar, quando por exemplo, os próprios estudantes participam da reunião de pais junto com os professores apresentando os resultados do seu processo de ensino-aprendizagem, compartilhando com a família o que aprenderam em relação aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, refletindo dessa forma, sobre suas aprendizagens.